quinta-feira, 5 de julho de 2012

A iconografia




A iconografia é traduzida como a escrita da imagem, possibilita ao aluno sair do tradicional decoreba, e mergulhar em outros universos, e também estimula o professor na renovação de sua metodologia de aprendizagem, fazendo do aluno um ser ativo e participativo, sendo construtor de seu próprio conhecimento, desmistificando as aulas de história, que sempre foram vistas como chatas e entediantes. Portanto a iconografia é um mecanismo que auxilia o professor didaticamente, privilegiando o desenvolvimento do raciocínio, pois traz descontração, humor, ironia, sátira e principalmente a crítica, e ainda ajuda na memorização dos conteúdos, pois as imagens também são formas de representação do mundo que constituem o imaginário.


A iconografia engloba a pintura, desenho, gravuras, fotografias etc. Sendo todos esses materiais, recursos didáticos e fonte histórica, rica em informações, que precisam ser interpretada.
O uso das charges e tirinhas tem grande impacto visual e é um grande meio de comunicação pelo qual o aluno interage com a história como algo próximo dele e também contribuem para a leitura de textos visuais e requer a interpretação e compreensão por parte dos alunos, que passam a entender as imagens dando-lhes sentidos e facilitando a sua proximidade com o dia-dia.
As charges e tirinhas podem ser utilizadas desde o fundamental até o ensino superior
As tirinhas são uma referência a problemas atuais com criatividade, ajudando aos alunos a entenderem temas difíceis. As tirinhas trazem as histórias em quadrinhos com temas que falam de questões sociais, como a discriminação racial por exemplo.



Estes recursos aproximam os alunos da história fazendo-o participante, bem como é um veículo pelo qual o professor pode dar uma nova roupagem às suas aulas, enriquecendo e contextualizando seus conteúdos e trazendo reflexão sobre acontecimentos do cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário